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O 214 Fuzz MKII é um fuzz extremamente versátil.

O projeto partiu do obscuro Sam Ash Fuzz Stainer, porém não paramos por aí. Adicionamos diversos parâmetros e efeitos para criar um circuito 100% analógico que possibilita timbres clássicos, contemporâneos e outros ainda não explorados. Ele usa uma combinação de um transistor 2N2222A metal can com um BC549B, selecionados um a um para deixar a resposta dinâmica, macia e agressiva na medida certa.

Conta com controles de Bias e Ganho, Chave para acionamento de Oitava, Equalizador Baxandall (800Hz e 5KHz) ou Filtro Ressonante Passa Baixa baseado no circuito do clássico sintetizador MS-20 (Frequência de Corte e Ressonância). Entrada para pedal de expressão ou controle via CV. Além disso, foi estabilizado para ser colocado em qualquer posição da cadeia de sinal.

0 214 Fuzz MKII não fica preso em uma época ou em um timbre específico, por isso damos todas as opções para você chegar no som que quiser. 

Baixe aqui o manual do usuário
Baixe aqui o guia para pedal de expressão/CV

Controles:  

  • Volume
  • Ganho
  • Bias
  • Chave Oitava
  • EQ Baxandall
  • Filtro Ressonante Passa Baixa (baseado no circuito do clássico MS-20)
  • Entrada para Pedal de Expressão ou CV

 

Principais diferenças entre as versões:

O 214 Fuzz MKII traz ótimas melhorias sem perder a alma do seu antecessor!

Conta com um novo equalizador, um novo circuito de oitava e uma nova interação do controle do filtro com o pedal de expressão ou CV. Além disso, a versão MKII possui true-bypass com chave de acionamento sem clique e relé interno.

A oitava foi a mudança mais significativa entre as versões. Quando acionada, se aproxima da oitava de pedais clássicos de octafuzz como Super Fuzz, Fox Tone Machine e Kay Fuzz Tone. Na primeira versão, o circuito de oitava era posicionado depois do circuito do Fuzz. Na versão MKII, a oitava é gerada antes da saturação do Fuzz e é muito mais intensa mesmo em configurações de alto ganho. Sua intensidade pode ser ajustada a partir do controle de BIAS.

O novo equalizador possui curvas de frequência diferentes em relação à versão anterior. Quando os controles estão na posição central, o timbre é ligeiramente mais aberto com médios e agudos mais pronunciados. A curva de agudos permanece sem modificações e a frequência dos graves foi reduzida de 1000Hz para 800Hz, o que diminui a sua atuação na região média. Dessa forma, a região grave pode ser amplificada sem embolar o timbre. E quando os graves são atenuados, os médios permanecem presentes mantendo o corpo no timbre final.

Nesta nova versão, a interação do Pedal de Expressão ou CV com a frequência de corte do filtro mudou. Ao utilizar a entrada de expressão, o ponto inicial de atuação é determinado pela posição do controle FREQ no painel.

***O 214 Fuzz MKII não é compatível com os Módulos de Efeito. 

Especificações Técnicas  

  • Circuito 100% analógico
  • Dimensões: 120mm x 64mm x 57mm
  • Corrente de consumo: 50mA
  • Tensão e polaridade: 9VDC (centro negativo)
  • Capacitores de poliéster: Wima
  • Capacitores cerâmicos: Vishay, Samsumg e Wurth
  • Capacitores eletrolíticos: Nichicon e Wurth
  • Potenciômetros: Alpha e Tayda
  • Chave de acionamento tipo "soft" marca SCI
  • True-bypass com relé Kemet
  • Jacks: Rean Neutrik
  • Jack Power: Cliff

História:

O 214 Fuzz é o resultado de um longo e obsessivo trabalho em busca do Fuzz perfeito. Foram dois anos de desenvolvimento desde o primeiro protótipo até o lançamento da primeira versão em 2018. Depois de quatro anos e mais de 300 unidades vendidas, percebemos que algumas coisas poderiam ser melhoradas no projeto, depois de mais um ano de testes e protótipos, o 214 Fuzz MKII ficou pronto.

As referências foram muitas, entre elas: Shin Ei Fy-6 e Fy-2 (Superfuzz e Companion), Regulus VIII (fuzz dos Mutantes), Mosrite Fuzzrite, Maestro FZ1 e Brassmaster, Ampeg Scrambler, Tonebender MK1. Cada um tem uma textura e um gosto particular, mas queríamos algo único, manipulável e customizável. A ideia é exatamente não ficar preso ao timbre específico de um determinado circuito.

O 214 Fuzz não é um Fuzz com apenas um timbre, é um efeito extremamente versátil.

É importante para a Cachalote que o músico tenha total controle do timbre gerado pelo efeito e possa manipular o maior número possível de parâmetros através de controles intuitivos.

O 214 Fuzz MKII possui controle de Bias (Gate), Ganho, Chave de acionamento da oitava, Equalizador Baxandall (800Hz e 5kHz) ou Filtro Ressonante Passa Baixa com controle de Frequência de Corte e Ressonância, Entrada para pedal de expressão ou controle via CV. Pode ir de um timbre vintage psicodélico a um fuzz garageiro. Passa pelo fuzz stoner, fuzz velcro, fuzz abelhudo e gera ondas quadradas estilo synth.

O circuito de saturação partiu do obscuro Sam Ash Fuzz Stainer. A partir deste, foi modificado para usar um 2N2222A metal can e um BC549B, essa combinação de transistores com o Bias correto deixa o fuzz dinâmico, macio porém agressivo na medida certa. Além disso, estabilizamos o circuito com um buffer na entrada com um filtro na medida ideal para criar o timbre final único do 214 Fuzz.

A característica da saturação é completamente relativa à posição dos controles de Ganho, Bias (Gate) e Chave Oitava. Há diversas possibilidades e texturas a serem exploradas entre as combinações desses parâmetros.

A Chave Oitava muda o circuito do Fuzz criando o efeito de uma oitava acima. Lembre-se, essa oitava não é similar aos oitavadores digitais, ela não é perfeita e é isso que gostamos nela. A oitava é gerada de forma analógica, é monofônica e muda bastante a característica da saturação do pedal.  Caso mais de uma nota seja tocada ao mesmo tempo, o efeito sonoro resultante é similar ao Ring Modulator.

Após a clipagem, o timbre é moldado pelo Equalizador ou Filtro Ressonante Passa Baixa (Low Pass). Esses parâmetros dividem os mesmos knobs de controle de funções e cada knob atua em um parâmetro específico dependendo do modo selecionado (EQ ou Filtro).

O equalizador presente no modo EQ é do tipo Baxandall e quando a chave estiver nesse modo os knobs controlam os parâmetros 800Hz e 5KHz. Essas duas frequências estão fixas e você pode acentuar ou atenuar frequências acima e abaixo desse ponto por um curva do tipo Shelf. Dessa forma, o controle do espectro de frequência abrange todas as principais regiões - graves, médio-graves, médio-agudos e agudos.

A chave no modo Filtro aciona um Filtro Ressonante Passa Baixa (Low Pass) baseado no filtro do famoso sintetizador MS-20 da Korg. Os knobs 800Hz e 5KHz agora controlam respectivamente Frequência de Corte (FREQ) e Ressonância (RES). Nesse modo, o knob Freq pode ser controlado via pedal de expressão ou CV. Aliado às texturas robóticas e de sintetizador possíveis no estágio de clipagem, esse filtro faz o 214 Fuzz ir de 1968 aos dias atuais. Assim, além dos sabores clássicos de Fuzz Retrô, temos características únicas e contemporâneas.

Esse não é um pedal preso no tempo com apenas um timbre! Queremos que você ache o seu timbre sem exatamente replicar de algum outro músico ou década específica.

Pensamos o 214 como uma plataforma aberta no mundo dos Fuzzes. Cabe ao usuário achar o seu timbre particular dentre as infinitas possibilidades do pedal.