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O Formiga B. Drive pode ser usado no contrabaixo, na guitarra ou em qualquer outro instrumento que você queira clipar, distorcer e afundar as ondas sonoras em harmônicos.

Com dois canais paralelos (Limpo e Saturado) o resultado final é uma distorção cheia de harmônicos somada ao timbre do seu instrumento. Filtros Passa Baixa (Low Pass) independentes para cada canal e três tipos de clipagem diferentes (Silício, LED, OpAmp) oferecem uma quantidade enorme de possibilidades.

Baixe aqui o manual do usuário // 

Controles:

  • Ganho
  • Saturado (Volume)
  • Filtro Saturado
  • Limpo (Volume)
  • Filtro Limpo
  • Chave - Tipo de  Clipagem
    • Silício
    • OpAmp
    • Led

Especificações Técnicas:

Circuito 100% analógico

Dimensões:  121mm x 67mm x 57mm

Corrente de consumo: 7mA

Tensão e polaridade: 9VDC (centro negativo)

Capacitores de poliéster Wima e Vishay

Capacitores eletrolíticos Nichicon e Sprague

Resistores de filme metálico com tolerância de 1%

Potenciômetros Alpha e Tayda

Jacks Neutrik

 

Descrição:

 

O Formiga B. Drive é um pedal de overdrive/distorção otimizado para o uso no contrabaixo elétrico e foi desenvolvido em parceria com o baixista Lucas Furtado. Quando um sinal de áudio é clipado, são gerados diversos harmônicos acima da nota fundamental, dependendo da clipagem isso pode soar muito bem para nossos ouvidos. Porém, frequências muito graves quando clipadas geram harmônicos agudos que são somados à fundamental e os graves são perdidos ou tendem a ficar sem definição na nova massa harmônica. O Formiga B. Drive, possui dois canais paralelos (Limpo e Saturado) justamente para evitar perda de graves e/ou falta de definição. Cada canal possui controles independentes de Volume e Filtro e são somados na saída do pedal.

 

O Filtro presente nos dois canais é do tipo Passa Baixa (Low Pass) de primeira ordem (6dB/oct). A ideia para o circuito de saturação partiu do ProCo RAT. A partir dele, foi modificado e adicionamos uma chave com três tipos de Clipagem diferentes (Silício, OpAmp e LED). No canal saturado, o filtro vem após o estágio de clipagem, possibilitando o controle do excesso de harmônicos gerados. No canal limpo, o filtro atua de maneira mais severa e podemos manter somente a porção mais grave do sinal original em paralelo à distorção.

 

O canal distorcido possui controles de Ganho, Tipo de Clipagem e o Filtro Passa Baixa (Low Pass). O ganho controla a quantidade de sinal que será clipado e distorcido no estágio seguinte. As características dessa clipagem podem ser selecionadas por uma chave de três posições que também ativa uma compensação de volume em cada modo para que não haja diferença abrupta entre eles.

 

1) Silício: Modo com maior saturação e compressão. Com o Ganho no máximo se aproxima de um Fuzz.

2) OpAmp: Modo com menor saturação, menor compressão e, portanto, com resposta macia. É o tipo menos agressivo de clipagem no pedal.

3) LED: Modo intermediário. De um leve overdrive até uma distorção. Resulta em um som mais claro e aberto.

 

O canal limpo é totalmente transparente e não modifica o sinal original. Além do Filtro Passa Baixa (Low Pass), possui um boost de até 12dB em todo o espectro de frequências audíveis. Esse boost é útil caso se utilize o canal distorcido em um volume maior que o sinal natural, dessa maneira o sinal limpo pode se equiparar ao saturado em questão de volume.

 

Apesar do projeto ter sido otimizado para contrabaixo, não existe nenhum corte de frequências fixo que entre no espectro de frequências da guitarra ou outro instrumento. Dessa forma, o Formiga B. Drive pode ser usado no contrabaixo, na guitarra ou em qualquer outro instrumento que você queira clipar, distorcer e afundar as ondas sonoras em harmônicos.